
CASA BOA VISTA IV
I 2014
Em um terreno generoso, esse projeto implanta-se em cerca de dois terços do lote através de um pavilhão composto pela união de dois volumes, corpos alinhados que, distantes entre si por quinze metros e unidos por meio de uma laje de cobertura, reservam os volumes de serviço e ala íntima. Essa configuração partiu, sobretudo, da absorção das melhores vistas e luzes ali presentes, além de manter o afastamento do terreno vizinho, garantindo a privacidade dos moradores.
Reforçando uma leitura limpa de dois blocos, a casa possui poucas aberturas, ocasionalmente se voltando para si mesma por meio de pátios internos para algumas áreas de serviço e dormitórios dos caseiros.
O tempero maior fica reservado para a bandeja de madeira entre os volumes que, em conjunto a um extenso piso que avança para fora em ambas as fachadas principais, marca a transição de um pátio na entrada para um jardim ao fundo. Essa configuração traz a ideia de uma praça que abriga toda a área social da casa, deixando de fora somente o ofurô e sauna de um lado, e o pátio da piscina de outro.






















Localização
São Paulo-SP
Início do projeto
2021
Entrega da obra
2024
Área terreno
915 m²
Área construída
1453 m²
Fotos
Joana França
Autor
Gui Mattos
Arquiteto responsável
Marcos Ribeiro
Arquiteta responsável
Márcia Rochetto
Equipe de arquitetura
Isabella Rodrigues
Daniel Vannucchi
Luiza Mattos
Equipe de interiores
Lenon Ferraz
Luminotécnica
Linha Estúdio
Paisagismo
Embyá
Estrutura metálica
Stec do Brasil
Fundações
Apoio
Instalações
Zamaro
Automação
GF
Impermeabilização
PROASSP
Esquadrias
Luxes
Gerenciamento de obra
EXP Advisors
Piso de concreto armado
MVL Projetos
Marcenaria
MC Movelaria
Mármore
Neogran
Construção
MPH Engenharia